Unidade 3
Estudos sobre a Unidade 3 - Redes de Aprendizagem

ATIVIDADE 3.1 – Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
É comum debatermos na sala dos professores sobre o uso de aparelhos eletrônicos na sala de aula, como os alunos estão dispersos e como é difícil conseguir a atenção para o conteúdo a ser trabalhado. Por mais que haja a proibição do uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos na escola, é praticamente impossível impedir o seu uso, declaradamente ou escondido os alunos permanecem com seus aparelhos ligados ávidos por usá-lo a qualquer momento.
Na escola houve durante um ATPC uma discussão sobre os perigos das redes sociais e o seu uso para o ciberbullying, atentando para o fato da possibilidade de se criar perfis falsos. Combinou-se que os professores ficariam atentos e se percebessem algum sinal desta prática buscar-se-ia soluções para estes problemas.
Não há no grupo de professores resistência na utilização das tecnologias de informação a serviço da aprendizagem. Usamos uma parte de outro ATPC para que pudéssemos discutir as questões relativas a quem são os jovens com os quais convivemos. Para tanto, utilizei o vídeo “We all want to be young.”, para disparar a reflexão sobre o mundo tecnológico em que vivemos e a relação desta tecnologia com os jovens.
Um professor discutiu o fato dos jovens terem acesso a certas tecnologias porque os adultos das gerações anteriores (tão criticados) patrocinaram essa possibilidade, pois o acesso às mídias não é gratuito e chamou atenção os perigos do consumismo a que todos estamos expostos no espaço virtual.
Os professores se colocaram a favor do uso das tecnologias na escola, no entanto, esbarramos na questão da infraestrutura, afinal os espaços “tecnológicos” que temos funcionam de maneira precária e não podemos contar com os recursos próprios de alguns alunos, pois a maioria possui internet de baixa velocidade (arquivos pesados demoram ou não abrem). Foi no calor dessas discussões que colocamos a necessidade, já que a escola optou por abraçar o PROEMI, de desenvolver projetos que pudessem favorecer a implantação de tecnologias a serviço da aprendizagem, como por exemplo, melhorar os espaços de multimídia equipando-os de maneira mais eficiente.
Evidentemente, será necessário outros momentos para a ampliação desta discussão principalmente, nos momentos de replanejamento e elaboração da proposta pedagógica.
Atividade 3.2 - Histórico da relação escola-comunidade.
A tendência para as relações estabelecidas entre a escola e comunidade, volta-se geralmente para uma relação de fora para dentro, ou seja, a escola busca ajuda na comunidade para resolver problemas internos. Por exemplo, arrecadação de doações no comércio para a realização de rifas para a arrecadação de verbas e manutenção da escola, realização de festas juninas ou outras com o mesmo fim.
Há também o trabalho interno, no qual professores desenvolvem projetos e expões os resultados para os alunos de todas as salas no pátio e nos corredores. Temos então cartazes informativos de pesquisas realizadas, exposição de obras produzidas pelos alunos em artes. A professora de história realiza um projeto de cartas em garrafas que explicam a descoberta do novo mundo pelos exploradores do século XVI, as professoras de língua portuguesa exploram a produção artística das vanguardas europeias e do modernismo com a confecção de telas, entre outras.
Em 2013, esses trabalhos foram expostos no “Dia da família na escola do filho” na tentativa de envolver os pais nos trabalhos que a escola estava realizando. Foi por ocasião desse evento que a escola procurou profissionais externos que pudessem atender a comunidade, foi oferecido manicure, corte de cabelo, divulgação de cursos de escolas da região, exposição de trabalhos dos alunos, mas a presença foi mínima.
Buscando informações de colegas que já estão na escola há mais tempo, descobrimos que a escola já realizou atividades de arrecadação e visita à instituições de ajuda social. No entanto, percebemos que essas ações dependem de pessoas que atuam nesta esfera e encaminham projetos neste sentido.
Neste ano, um grupo de segundo ano se mobilizou e solicitou à direção a possibilidade de desenvolver uma ação de arrecadação de roupas para os haitianos que chegaram em São Paulo de maneira tão precária. O grupo distribuiu caixas de arrecadação pela escola, e conseguiram arrecadar alguns itens.
Por outro lado, conversando com os alunos percebemos que muitos alunos realizam trabalhos voluntários em suas comunidades: participam de ações nas igrejas que frequentam, apresentam encenações teatrais em projetos coletivos; dão aulas de música (violão), dança, entre outras coisas.
Percebemos, portanto, que a escola tem um enorme potencial para desenvolver trabalhos voluntários em instituições que atendem, por exemplo, idosos e crianças na região, oferecendo um dia diferente com encenações, música, leitura. Precisamos, no entanto, discutir com os membros da escola esta possibilidade e criar um projeto de envolvimento dos vários segmentos que compõem a escola.
Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade
A partir do que foi citado na atividade 3.2 (acima) tivemos algumas ideias sobre a atuação conjunta entre escola e comunidade. Essas ideias foram apresentadas no V - Encontro Presencial utilizando-se a apresentação do Google Drive e está disponível na página do grupo Redes de Aprendizagem no Facebook.
Também é possivel assisti-la direto no Google Drive no endereço:
Para refletir
Disponível em: https :/ / www. youtube com /. Assistir v = XdY57PMsTsQ?
Unidade 2
Atividade 2.3 - Utilizando Redes Sociais de forma Crítica e PRODUTIV a.
Redes sociais encontradas no Portal do Professor
http :/ / en. Blaving. com /
E UMA Rede Sociais Opaco permite gravar Ponto de Venda de Voz instantâneas e compartilhá-las, OU SEJA, NAO é Preciso DigiTar Ponto de Venda. Pará EUA-la é Preciso CRIAR UMA Conta e hum PERFIL com foto. Ponto de venda de e Possível gravar de ATÉ 2 Minutos por e Publicação los na web preferidas e NAS SUAS Redes sociais. Joe Joe Cada posto podera acompanhar Título, o Lugar de Onde FOI Gravado, Tag e UMA Imagem de Identificação. TAMBEM PODE POSTAR de Dispositivos iPhone, iPod, iPad, Android e BlackBerry Celulares e JAVA.
http :/ / www. ebah. com. br /
O Ebah E UMA Rede Dedicada Exclusivamente Sociais AO campo Acadêmico e Temperatura Como Diretor Objetivo O compartilhamento de Informação e Materiais Entre Alunos e Professores. Gostei muito e fiquei Dessa Rede triste, JA Opaco Praticamente acabei de Fazer pos (EAD) Pela Unicamp e apesar de UMA disciplina discutir O USO de Tecnologias los sala de aula, nada FOI Falado sobre ESSA Rede que Sociais e patrocinada inclusive Pela universidade.
https br - :/ / pt. facebook. com /
A página Fazer nossos Facebook pretende Fazer amigos Celebrar Como nn inspiram, apoiam e ajudam a nn Descobrir o Mundo quando conectamos nn.
Fundada los de 2004, Uma Missão Fazer Facebook e dar Como PESSOAS o Poder de compartilhar e tornar o Mundo Mais Aberto e Conectado. Como PESSOAS Usam o Facebook Para Ficar Conectado com amigos e Familiares, Parágrafo Descobrir o Que ESTA acontecendo No Mundo, e de Pará compartilhar e expressar o Que importa Parágrafo Enguias.
http :/ / followscience. com /
Sociais Rede de Integração Acadêmica, SEJA OU, SIGA Ciências E hum Ambiente voltado Parágrafo O Público Acadêmico e Profissional, possibilitando UMA Interação entre, Professores e Alunos pesquisadores de TODO o Mundo. Possível E compartilhar Artigos e OUTROS materiais de Estudo. Estabelecer Conexões com PESSOAS de varias áreas de Pesquisa, Descobrir eventos Relevantes Como Conferências, Congressos, Prazos de Publicação Parágrafo Artigos de Revistas Especializadas los.
http :/ / FriendFeed. com /
FriendFeed E UM SERVICO Opaco Facilita O compartilhamento COM Os Amigos online. Ele. oferece UMA forma divertida e Interativa parágrafos Descobrir e discutir Informações Entre Amigos.
http :/ / www. girls4teaching.com /
A Rede Opaco oferece Vídeos Aulas de Diferentes idiomas. Dedicado a Aprendizagem de Idiomas Como O frances, ó Sueco, italiano, Espanhol, Alemão, etc
http :/ / grou. ps / Casa
. Grou ps E UMA Plataforma de Rede social, Localidade:. Localidade: Não Gênero - Faço Voce MESMO - permitindo Opaco Como PESSOAS SE reúnam e formem comunidades Interativa los Torno de hum INTERESSE COMUM, POSSIBILITA Fácil Colaboração e Comunicação.
https :/ / br. LibraryThing. com /
È UMA Rede que compartilha Sociais Livros. Possível E LER Livros, RESENHAS comentarios Dar.
http :/ / pt. Netlog. com /
Netlog permite a Criação de tua Própria página Web com hum blogue, Imagens, Vídeos, Eventos e Muito Mais parágrafos amigos Partilhar COM OS TEU. Hum Maciço de Mídia Jogo NV desenvolveu hum Sistema de LOCALIZAÇÃO Único Que Garante Que TODO o Conteúdo SEJA geolocalizado e Personalizado AO PERFIL de Cada Membro.
http :/ / www. ning. com / pt - br /
Permite a Criação de UMA Rede hum Sociais Partir Fazer zero. Oferecem Como Ferramentas ea Experiência de Parágrafo o Crescimento e engajamento da Comunidade na Maior e Integrada Plataforma Fazer Gênero. Ning E UMA Plataforma de Hospedagem escalonável Opaco oferece necessárias Como Ferramentas Para Voce. PUBLICAR e se conectar com o SUA Comunidade. Tudo los hum Tão CRP clientelismo ea Baixo.
http :/ / www. Plurk. com.br / Superior /
Plurk E UMA Maneira Fácil de compartilhar Como Coisas que Voce. fez, Como se Sente, e Como OUTRAS Todas Coisas que FAZEM SUA Parte da Vida, com hum PESSOAS Próximas de voces. E gratificação Instantânea, auto-indulgencia Instantânea, Celebridade Instantânea, Voce. Instantâneo! Compartilhe o Fluxo da SUA Vida, viva a SUA Vida .... Plurk!
Atividade 2.2: Diálogo sobre Como Gerações
Muito Interessante O Vídeo sobre O Jovem Ser los Diversas Gerações, sugerido na unidade2, ESTA Disponível em:
https :/ / www. youtube. com.br / Assistir? v = c6DbaNdBnTM
Outro Vídeo Interessante Sobre Serviços Jovem Hoje ESTA Disponível em:
https :/ / www. youtube. com.br / Assistir? v = dhmZrZSwTPs
. Os Dois Vídeos FAZEM UMA Representação Fazer Jovem Ser O Primeiro vídeo "Nos Queremos Ser Jovens", Parte da ideia de Opaco OS Jovens trazem Mudanças. Essas Mudanças São descritas Los Tres Gerações: Geração DOS años de 1940-1950 conquistaram o Espaço de Ser e Fazer JOVEM Coisas inesperadas Que da fugiam dos Padrões. Uma Geração Anos 1960-1970, conquistaram o Seu Espaço los Diferentes Lugares ea Terceira Geração Anos de 1990 conquistaram o Mundo, possuem Como Informações e Ferramentas Como los SUAS Mãos.
Devo confessar Que Nunca havia Pensado forma Dessa, OS Vídeos deixam a Claro Como Mudanças ocorridas NAS DIVERSAS Gerações. No entanto, fiquei com pulguinha Uma Uma Atrás da orelha: pelas Nos Opaco passamos ja Duas Primeiras Gerações sabemos Como Opaco Mudanças Localidade: Não FORAM Parágrafo Todos. Sim, alguns conquistaram SEUS Espaços, sim Uma Equipa Juventude ganhou Espaço na Publicidade (afinal, E hum Mercado Consumidor los Expansão), mas muitos Jovens (Hoje Velhos) permaneceram n'uma Vida Dentro dos Padrões Tradicionais ... ou Nao?
Unidade 1
Atividade 1.3 - Relação Homem-Técnica
A Tecnologia Ontem e Hoje.
Situacao Problema 1
Na Realização de Cálculos Matemáticos vemos a utilização de Diferentes Ferramentas, Nao entanto, ESSE Fato independe da Faixa etária, Depende da vivência Opaco Como Diferentes PESSOAS tiveram nenhuma dessas USO Ferramentas. PESSOAS Que precisaram UO precisam, cotidiano los Seu, dar respostas RÁPIDAS desenvolveram Cálculos . Mentais Parágrafo Como Operações Simples PESSOAS Que precisaram do Registro Escrito, tendem a utilizar o Lápis / caneta; PESSOAS TEM Opaco Acesso à CALCULADORAS independentemente Fazer Suporte (celular / computador / Calculadora los si) SEM necessidade do Registro, tendem a utilizar ESTA FERRAMENTA, Por Exemplo, Meu pai (75 anos) EUA Calculadora, Minha Mãe (72 anos) Como FAZ Contas "Cabeça de". Tudo Depende da função Deusas Cálculos ea utilização de Diferentes Ferramentas Localidade:. Localidade: Não impedir o Desenvolvimento Fazer Raciocínio A Calculadora apareceu Parágrafo facilitar o dia a dia e é Preciso sabre ópera-la chegar Parágrafo AO Resultado, OU SEJA, QUANDO UMA utilizo Calculadora devo Ser Capaz de perceber Que, se o Resultado da Raiz Quadrada de 121 Parágrafo Diferente de 11, Fiz Algo Errado.
Situacao Problema 2
Hoje, na Realidade Minha, Nao. Vejo Alunos realizarem tarefas Escolares fóruns da Escola Conheço UMA professora Opaco recebeu hum Bilhete Do Pai exigindo Opaco Localidade: Não Fosse dada Lição de Casa, o Elemento oo o Porque Localidade: Não tinha ritmo de Olhar o Que o Filho. estava Fazendo De Maneira Geral, Como tarefas ESCOLARES EM Casa São solitarias, o Estudante hum Realiza com a Televisão, som e computador Ligados Como se pudesse dar UMA Atenção Tudo. ISSO E portanto Possível quando realizamos tarefas Mecânicas, OU SEJA, Opaco Localidade: Localidade: Não exigem o Pensar. Na Escola OS Alunos acabam utilizando Dispositivos Pessoais de parágrafos Acesso UMA respostas Copiar internet, Nao se importando com hum Muito Lógica Fazer Opaco ESTA Escrevendo (coesão e coerência). FOI ASSIM Que Aprendi Que era o Movimento de "Entradas e Bandeiras" Fazer Século XVII UMA forma de escoteirismo, OU SEJA, Raposo Tavares (um bandeirante do Século XVII) era escoteiro! Hum. Aluno pesquisou E os To Us LigAção copiaram E Depois brigaram Comigo porqué ELES estavam certos.
Como Tecnologias ajudam Localidade: Não Acesso Como Informações, Hoje Nao precisamos nsa desdobrar parágrafos Pesquisar Conteúdos Básicos los Enciclopédias, o Opaco facilitador O Processo de Aprendizagem. No entanto, Este Processo Exige Operações Mentais Que Ninguem PODE Fazer POR NOS. Continuamos responsáveis Pelo Nosso Aprender Opaco Exige Responsabilidade, Compromisso, seriedade, Motivação e ritmo.
Situacao Problema 3
Antes Como Pesquisas ERAM copiadas A Mão de Enciclopédias (mal líamos o Opaco escrevíamos) Localidade: Não entanto, Como A Mão Doia Parágrafo Copiar hum verbete da Enciclopédia. INTEIRO, acabávamos resumindo o Conteúdo Hoje TEMOS o "ctrl" ctrl + c "+ v" EO, Nao Mudou Muito nenhum quesito, a Localidade: Não Ser Pelo Fato da Mão Localidade: Não Fazedor Tanto, o Opaco Localidade: Não Exige S Abstrato . È Claro Que Mudou na forma de Pesquisar: Hoje o Acesso Como Informations PODE Ser Feito de QUALQUÉR Lugar, Antes tínhamos Opaco frequentar Bibliotecas.
O Que precisamos da Dar E UMA função Paragrafo estás Informations. Bem mal UO, Sem Passado, Como Informations ERAM Mais restritas e de alguma forma cobradas, DEPOIS da Cópia e da Localidade: Não Leitura, o Conteúdo era exigido e alguma Coisa permanecia em Nossas Memórias. Hoje a QUANTIDADE de Informações e Bem Maior e Muito Mais. Passageira Como Informations Passam e Localidade: Não São retidas, oo o MESMO o Porque a Escola Localidade: Não consegue Explorar significativamente de Todos os CONTEÚDOS Opaco dela São exigidos e NEM TEM Todos Aplicação Prática Imediata. Entao o Que Fazer?
Atividade 1.4 - Reflexões sobre Cenários de Mudanca
De Fato Como Mídias modificaram Como Formas de Agir das PESSOAS, e Localidade: Não Só de Crianças e Jovens, o "Homem" Transformação Seu Meio ee transformado POR Elemento. Antes Fazer rádio, da Televisão, O Mundo era lento Mais, as notícias ERAM demoradas ea Reação também.
Hoje O Mundo gira Mais Rápido, basta POSTAR UMA foto los UMA Rede Parágrafo Sociais Que Haja UMA Mobilização Praticamente Instantânea. Como Revoltas No Mundo Árabe forma orquestradas POR mobilizações na internet, Como manifestações los São Paulo Pela diminuição da tarifa de Ônibus, também.
Essas Mudanças exigem Que estejamos Conectados o ritmo todo:? O Horário das Aulas Mudou . Voce Localidade: Localidade: Não Sabia. Voce Localidade: Não Viu Seu e-Correio? E exigem respostas RÁPIDAS. Reflexões Localidade: Não HÁ ritmo parágrafos e divagações.
A Escola trabalha COM CONTEÚDOS Que exigem o refletir, o, o, o Pensar questionar Localidade: Não Aceitar . Simplesmente, trabalha COM MAIS hum Ritmo Lento de Os Alunos nao TEM Paciência Parágrafo LER hum Texto de UMA pï ¿½ gina, querem rapidas Coisas , querem respostas instantâneas. Veja, POR Exemplo, a Filosofia, numerosos Filósofos Deram respostas Diferentes Parágrafo UMA MESMA Questão: o Opaco E a Felicidade Discutir essas respostas los hum Ambiente (Opaco na Realidade), de MoDo oferece lousa e giz E Estar na contramão Fazer Opaco EA Nossa. Sociedade Hoje Mas é Isso Que TEMOS EE Claro Que ISSO Localidade:. Localidade: Não Funciona Alguns Professores desistem, OUTROS se acomodam, OUTROS VAO Em Busca de Novas Experiências e conseguem Sândalo Resultado positivo, MAS Sera, Sera, Sera Que SO OS Professores precisam se se se se mudar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário